quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obama: "A mudança chegou à América"


O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, afirmou durante o seu discurso de vitória, que "a mudança chegou finalmente à América".
O candidato democrata Barack Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos e entrou para a História como o primeiro negro a chegar ao comando da Casa Branca, ao derrotar o adversário republicano John McCain.
“A votação é a resposta de jovens e velhos, ricos e pobres, democratas e republicanos, negros, brancos, hispânicos, asiáticos, nativos americanos, gays, deficientes e não deficientes”, acrescentou Obama, ao mesmo tempo que saudou o oponente derrotado.
O candidato republicano aceitou a derrota minutos depois das emissoras de televisão americanas apontarem Obama, de 47 anos e senador por Illinois, como vencedor das eleições após o fechamento das urnas na Califórnia, um dos estados de maior peso eleitoral do país.
“O povo americano falou e falou claramente. Há alguns instantes, tive a honra de telefonar para o senador Barack Obama para felicitá-lo por sua eleição como próximo presidente do país que ambos amamos”, disse o senador McCain, de 72 anos, em discurso para seus seguidores reunidos em Phoenix, Arizona.
Obama será assim o 44º presidente dos Estados Unidos.
A vitória de Obama representa uma mudança de geração à frente do governo central dos Estados Unidos. Obama, que assumirá o cargo em 20 de janeiro de 2009, herdará um país comprometido em duas guerras, no Iraque e Afeganistão.
O futuro presidente e seu vice-presidente, o senador por Delaware Joe Biden, prometeram uma retidada gradual do Iraque em 16 meses e concentrar o combate contra a rede terrorista Al-Qaeda e os talibãs no Afeganistão.
Obama, nascido em 4 de agosto de 1961 no Havaí, de um pai negro queniano e mãe branca americana, já recebeu vários cumprimentos de chefes de Estado de todo o planeta. Perante uma plateia com milhares de apoiantes, Obama "garantiu que seria impossível estar onde está sem o apoio da pessoa mais importante da sua vida", a sua mulher Michelle Obama.
Para Obama, a vitória não é "dos Estados azuis nem dos Estados vermelhos, mas sim a vitória dos Estados Unidos da América".
"Se alguém ainda dúvida que este é o lugar onde todos os sonhos são possíveis, o lugar com que os nossos fundadores sonharam, hoje é a resposta", afirmou Obama.
"Sim nós podemos", lema da campanha de Obama foi exaltado durante o discurso de vitória, para contar a história da evolução das mulheres nos Estados Unidos, nomeadamente as mudanças ocorridas durante quase um século de vida da sua avó, a quem Obama dedica a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por ter comentado no meu blog.